Nos anos 50, Alessandro Barbero iniciou um pequeno negócio de revestimento de maxilas usadas.
O material de fricção era colocado nas maxilas usadas com toda a precisão. Em pouco tempo a procura superou a oferta e nascia uma das primeiras fábricas de colagem de material de fricção na Europa.
As novas maxilas em alumínio fundidas por gravidade ou injetadas, são montadas com material de fricção flexível usando uma revolucionária cola produzida nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro a montar maxilas sem rebites.
Isto foi seguido por uma enxurrada de outras inovações: as maxilas eram fornecidas em caixa, uma gama completa de maxilas para cobrir todos os modelos disponíveis no mercado, processo final de retificação para garantir a adaptação da maxila ao tambor com maior precisão, introdução de novo material de fricção anti-agua para utilização em condições limites (água dentro do tambor, etc.)
A empresa é atualmente liderada por Valter Barbero (filho do fundador), que se mantém fiel às atividades tradicionais da empresa, no entanto estão em curso mudanças com a introdução de novas tecnologias. A fábrica de Ciriè abrange uma área de 10.000m2, com mais de 6.000m2 de edifícios. A nova linha de produção abrange maxilas, pastilhas de travão, placas metálicas, embreagens e seus componentes, discos de freio e kits de freio.